CONSULTE TARIFAS E RESERVE
Adultos
Crianças
Devo locar um carro para minhas férias em Gramado?
Devo locar um carro para minhas férias em Gramado?
Confira a melhor opção para se locomover em Gramado
Dicas de Gramado
Devo locar um carro para minhas férias em Gramado?

 

 

Quando estamos planejando uma viagem para longe, uma das primeiras dúvidas que surge é como se locomover na cidade visitada. Em Gramado, são tantas opções que fica difícil escolher de primeira. Então, para te ajudar nesse planejamento, contamos as melhores opções!


 

Carro


 

Se você prefere ficar livre e não ter um roteiro definido, o carro é a melhor opção. Assim, você não fica preso aos horários das agências de turismo, por exemplo. Locando um carro em Porto Alegre, é possível chegar a Gramado em mais ou menos duas horas. Mas, se preferir não vir dirigindo pode contratar um transfer e alugar o carro em Gramado mesmo, há várias ótimas locadoras.

 

Na alta temporada, apesar de alguns pontos turísticos terem estacionamento próprio, pode ser difícil encontrar lugar para estacionar bem pertinho de onde você deseja ir. Além disso, no centro de Gramado, há o estacionamento rotativo, onde é preciso pagar uma pequena taxa e também prestar atenção ao tempo de permanência na vaga, que varia de 20 a 180 minutos, para não levar multa.

 

Então, se você não quer se preocupar em procurar lugar para estacionar ou dirigir, durante as férias, considere outras opções!


 

Transfer e ônibus


 

Para chegar em Gramado do aeroporto de Porto Alegre ou o de Caxias do Sul, é possível contratar um transfer com uma agência de turismo. O veículo pode ser uma van, micro-ônibus ou ônibus, dependendo da demanda da empresa no dia. Mas, as agências também oferecem serviço privativo com veículos e motoristas particulares. Para te ajudar nessa contratação, após a efetivação da sua reserva, você pode entrar em contato com o serviço de concierge do Hotel Alpestre!

 

Ainda existe a opção de se locomover em um ônibus circular. A empresa que faz o trajeto entre Porto Alegre/Caxias do Sul e Gramado é a Citral. As passagens podem ser compradas no site da própria empresa. Em Caxias, é necessário se dirigir até a rodoviária da cidade, porém, em Porto Alegre, em alguns horários os ônibus passam no próprio aeroporto. Mas é importante conferir se os horários do seu voo são compatíveis com os horários dos ônibus. Para o retorno, é recomendável sair de Gramado com quatro a cinco horas de antecedência.


 

Bustour e Jardineiras


 

Agora que você já está em Gramado, é preciso saber como fazer os passeios. Há uma série de opções, mas recomendamos o Bustour e as jardineiras. O Bustour é um ônibus de dois andares, que visita pontos turísticos em Gramado e Canela. São mais de 30 no total, entre eles o Mini Mundo, Lago Negro, Cascata do Caracol e Vale dos Dinossauros. Você compra o ticket e pode subir e descer do ônibus quantas vezes quiser no dia. É uma opção bem legal para quem não quer usar o carro para os passeios, durante o dia. Outra vantagem do Bustour é que você consegue desconto em vários dos pontos turísticos, apresentando o seu ticket.

 

As jardineiras são passeios indicados para quem quer conhecer mais sobre a história de Gramado e passear pelos bairros mais centrais. Nesses passeios, um guia vai contando curiosidades e fatos interessantes e curiosidades da cidade. Essas jardineiras têm pontos fixos no centro de Gramado e são de várias empresas como o Fumacinha e o Jardineira das Hortênsias.

 

Muitos dos pontos turísticos de Gramado e Canela ficam próximos um do outro, sendo possível se deslocar a pé entre alguns deles. Por exemplo, se você for no Hollywood Dream Cars, é possível ir a pé até a Fábrica de Chocolates da Prawer e ao Super Carros.


 

Agências de turismo


 

Para fazer passeios em outras cidades, se não estiver de carro, o ideal é contratar uma agência de turismo. Com as agências é possível contratar passeios coletivos ou privativos. Os mais famosos são o Tour Uva e Vinho, em Bento Gonçalves, o Tour Nova Petrópolis, Noite Alemã, entre outros. Com esses pacotes, além do transporte para esses lugares ainda tem o acompanhamento de um guia.

 

Se vier para Gramado em meses de alta temporada é bom adquirir esses pacotes com antecedência. Assim, você não corre o risco de não fazer um passeio que deseje muito.


 

Táxi e Uber em Gramado


 

Na cidade, táxi e Uber funcionam muito bem e são uma ótima forma de se deslocar de um ponto para outro de forma rápida e sem compromisso com horários. Além disso, se você estiver com mais pessoas fica ainda mais barato, pois é possível dividir a corrida.


 

Transporte de restaurantes e atrações


 

Outra dica valiosa para quem não quer dirigir é utilizar os transportes dos restaurantes e atrações de Gramado e Canela. Pontos turísticos como o parque Terra Mágica Florybal e os Cristais de Gramado oferecem esse serviço de forma gratuita. Vários restaurantes como o Chama de Fogo, Colosseo, El Fuego e Mamma Mia também contam com transfer. Basta ligar e fazer a solicitação.


 

Transporte gratuito do hotel


 

Para quem estará hospedado no Hotel Alpestre, uma excelente opção é utilizar o transfer gratuito do hotel, que vai até a Rua Coberta, no centro de Gramado, em quatro horários por dia, sendo possível ida e retorno. Além do que, no período do Natal Luz, o último horário do transporte vai até próximo aos locais dos três grandes espetáculos noturnos.

 

Outra vantagem é que há vários pontos turísticos pertinho do Alpestre como o Mini Mundo, o Lago Negro e o pórtico de entrada da cidade, podendo ir caminhando tranquilamente até essas atrações.


 

Agora que você conhece os principais meios de locomoção em Gramado e em Canela, fica mais fácil para adequar ao seu perfil e de sua família. Programe sua viagem e desfrute do melhor da Serra Gaúcha! E, se você ainda não garantiu a sua reserva no Hotel Alpestre, clique aqui!

Compartilhe:
Novidades